O porco espinho pertence a família dos mamíferos assim como o jumento e o bicho-preguiça, sendo um roedor de pequeno porte e seu nome é uma referência ao seu inusitado mecanismo de defesa, os espinhos se desprendem de seu corpo com a maior facilidade quando ele se movimenta sacudindo-se e dessa forma seus espinhos atingem seu agressor. Mas não pense que este animal tem a intenção de ferir, de modo algum, ao contrário disso ele é tão seguro de si que não teme outros animais por maiores que sejam como o Lobo, as onças, etc., ele costuma andar de forma tranquila, calma e despreocupada nas florestas onde vive como se dissesse aos demais, Seja Mais Cuidadoso, afaste-se. Sua toca é construída de forma bastante cuidadosa sendo que ela contém mais de uma galeria, ou seja, é como se fossem os diversos ambientes de uma casa como a nossa.
Uma dessas galerias é utilizada com mais frequência para a rotina de entrada e saída e leva também ao ninho principal, as demais existem para eventuais situações de emergência. Não há duvidas de que este é um animal dotado de certa inteligencia. Quanto a alimentação de um porco espinho, podemos dizer que ela seja bem variada, pois sendo ele um roedor dos bons alimenta-se de raízes de árvores, tubérculos, frutas, cascas de árvores, cereais e também com muita frequência ele se aproveita dos restos deixados por seus parentes, os mamíferos de grande porte como a Onça Pintada por exemplo. Quanto ao seu tamanho ele pode chegar a medir cerca de 60 centímetros fora a sua cauda de espinhos que pode medir até 20 centímetros de comprimento, portanto ele é bem grande.
Os seus espinhos são consideravelmente longos medindo cerca de 8 centímetros. Seus dentes são de cor castanha, lisos e muito fortes assim como o seu maxilar, afinal esses são requisitos importantes para um roedor. Quanto a sua reprodução, costumam nascer até dois filhotes em cada gestação e esta pode ocorrer uma vez ao ano, os filhotes de porco espinho se criam junto de suas mães e são protegidos nos seus pêlos longos. Eles são muito graciosos assim como a maioria dos filhotes, mas apesar disso um bebe porco espinho não é adequado para ser um animal de estimação, doméstico, prefira um Cachorro Dálmata ou quem sabe um Gato Siames?
O porco espinho é silvestre e assim deve permanecer para sua proteção e segurança da espécie. As crianças costumam se apaixonar pela aparência dócil de vários filhotes, mas cabe aos pais as orientações a cerca dos cuidados de muitos animais exóticos, não é possível “adotar” um animal sem prever as possibilidades de convivência, que dependendo da espécie em questão, podem ser desastrosas. Isso sem falar na qualidade de vida do animal, portanto quando pensar em ter um bichinho de estimação busque orientação adequada de um bom profissional, não se baseie apenas na sua boa vontade nem em imagens apaixonantes que podem ser vistas na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário